20 Abril, 2024

I

Valdujo acolhe Oficina Inforural sobre turismo local

1 min read

No âmbito da Iniciativa Valdujo – Recriação de uma vindima que por sua vez se enquadram nas Jornadas Europeias do património 2019, vai realizar-se uma Oficina Inforural com o objectivo de facilitar o debate e a interacção entre pessoas, organizações e instituições da localidade para serem pensadas modalidades activas e inovadoras de turismo em território rural.

A iniciativa é organizada pela Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural de Valdujo e conta com o apoio de várias entidades entre as quais a Junta de Freguesia local.

A jornada começa cedo, pelas 8h da manhã, com a reconstituição de uma vindima e desenvolve-se ao longo da manhã num roteiro que as tradições locais dictaram rendo em vista a sua valorização no plano etnográfico e patrimonial.

Como se vindimava no passado? Como era organizada a jornada? Quem participava e que funções existiam? Como se apanhava a uva e como é que ela era transportada nas carros-de-bois ou puxada por burros até aos lagares?
Mas sobretudo que conversas havia entre quem andava à jorna e trabalhava de sol a sol? Quando é que o trabalho dava lugar a uma merenda, ou mata-bicho? E será que havia cantares ou até anedotas que circulavam nas carreiras quando os grupos se cruzavam …venha a esta RECRIAÇÃO DE UMA VINDIMA e depois assista a Conversas sobre o Património (Câmara Municipal) e a uma Oficina Inforural para partilhar ideias sobre iniciativas locais. Carlos Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.