29 Março, 2024

I

Revista Agri nº 2 -2018 foi publicada. Movimentos em acção.

2 min read

O nº 2 de 2018 da Revista AGRI (versão PDF) tem por tema central a sustentabilidade do solo. O Dossiê é sobre os Movimentos de Cidadãos em defesa da floresta.

CARLOS RIBEIRO

MOVIMENTOS em acção!

A floresta como causa nacional e cidadã!

Crescem como cogumelos e são particularmente activos. Os movimentos de cidadãos em torno da floresta estão aí para ficar. Sim, a causa da floresta não parece ser só conjuntural nem assumir apenas  contornos de moda. Trata-se de uma dinâmica social que se estrutura a partir de uma diversidade muito ampla de temas e de razões que vão do político ao sentido mais profundo da existência e da relação com a natureza. O catalisador desta operação situa-se numa esfera de envolvimento  tipicamente portuguesa que tem mais a ver com o coração do que com a razão: uma mistura complexa de amizade, de generosidade, de partilha, mas também de receio face ao futuro, de condenação implícita da actuação de terceiros e de rebate de consciência face à gravidade do acontecido e do que potencialmente poderá vir a acontecer.

Nem todos chegaram agora, só porque Pedrógão gritou mais alto. São até, alguns deles, veteranos de causas ambientais e da floresta. Mas uma coisa é certa a experiência de uns compensa a ousadia de outros e o conjunto das acções experimentais de intervenção local deram um bom sinal: de mobilização, de eficácia e de impacto positivo nos territórios. Muitas das acções vão agora ter continuidade numa fase pós-incêndios que o tempo indispensável para que as  condições que a natureza determina ficassem reunidas. Uma nova vaga de energia voluntária vai chegar com a primavera. Já amanhã.

CR/Julho2018

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.